quinta-feira, 30 de julho de 2009

Problemas de Mulher


Já falei até agora sobre diversas situações em que a mulher pode ter queda de cabelos. Mas como o assunto gera muita procura e dúvida, resolvi fazer um post sintetizando e reunindo as principais causas de queda excessiva de cabelos na mulher, um guia a ser observado.


Alguns dos principais casos são: anemia (pela falta de ferro); uso de produtos de forma irresponsável; uso de medicamentos para outros fins (é bom sempre reportar para o dermatologista os medicamentos que você está usando); estresse; calvície hereditária; infecção por fungos (como caspa); febres e outros tipos de infecções; e uso de pílulas anticoncepcionais.


Agora que você já tem uma breve listinha de situações que podem ocasionar perda de fios de cabelos, vale prestar atenção no seu dia-a-dia e se policiar. Nos próximos posts, falaremos mais detalhadamente sobre cada fator citado acima.


Até lá!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Caspa favorece a queda de cabelo

Olá, pessoal. Buscando mais informações a respeito de caspa e, pesquisando diversos sites de saúde e beleza, acabei descobrindo que todos eles dizem que a caspa favorece a queda de cabelo.

A caspa, caracterizada pela oleosidade em excesso no couro cabeludo, é seguida por descamação e inflamação. E ela pode se associar à alopécia androgenética - a causa da maioria dos problemas capilares dos homens -, dando velocidade a esse processo. O stress é outro fator que contribui muito para o problema, aumentando o número de fungos causadores do mal.

O tratamento indicado para a caspa é o uso de shampoos antifungos e antiinflamatórios. Entre os cuidados recomendados, está não colocar chapéus e capacetes com os cabelos úmidos e não dormir com os cabelos molhados, o que geraria um terreno perfeito para a disseminação dos fungos.

Claro, nem preciso falar que ao primeiro sinal de algo errado deve ser procurar um dermatologista, né?

Até o próximo post!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Diga não às chapinhas!

Olá amigos,

O post de hoje vai para as amantes da chapinha e do secador de cabelo, como eu. Com tantos casamentos, eventos e festa, não teve jeito: tive de aposentar os produtos por conta da queda dos fios. Esta foi uma das primeiras recomendações feitas pelo Dr. Fabiano quando o procurei.

Chapinha e secadores aquecem os cabelos e, se não aplicados corretamente, podem danificar a haste capilar. Segundo o Dr. Fabiano, o ar quente do secador provoca o ressecamento dos fios e com isso o seu enfraquecimento.

- Todo processo de aquecimento acima de 60°C pode gerar dano ao fio de cabelo, e tanto o secador, quanto a chapinha atingem mais de 60°C – afirma o dermatologista.

Dr. Fabiano lembra ainda que o uso do secador deve ser realizado num curto espaço de tempo para quem não tem queda de cabelo e bem longe do couro cabeludo para evitar queimaduras.

Bem, euvou usando a criatividade para deixar as madeixas lindas para os meus compromissos até o tratamento acabar.

E você? Já passou por essa experiência também? Conte aqui.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Inverno Perigoso?

Oi, pessoal!Outro dia estava me perguntando se é verdade este papo de que o cabelo cai mais durante o inverno. Lendo uma reportagem sobre o assunto, decidi me orientar com o Dr. Fabiano Leal, que vocês já conhecem aqui do blog.

Uma das coisas que ele me esclareceu é que as mulheres sofrem mais que homens e idosos em relação à queda de cabelo no inverno.

Para quem está se tratando contra a queda, como eu, ele recomendou evitar banhos muito quentes, diminuir o tempo do uso do secador, não aproximar muito o secador do couro cabeludo, e, acreditem, evitar aborrecimentos!

Também gostei de saber que uma alimentação equilibrada ajuda com que o paciente tenha as doses mínimas necessárias de vitaminas para manter o equilíbrio do ciclo capilar. Ah, ajuda no fortalecimento das unhas também!

Interessante, não? Espero que estas dicas ajudem vocês durante a estação mais fria do ano!

Até o próximo post!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Inimiga silenciosa

Hoje trataremos de um assunto relacionado principalmente à perda definitiva dos fio : a fibrose perifolicular. Problema que atingiu a pouco tempo um amigo, principalmente porque ele já procurou bem tarde por um dermatologista.

Para quem não sabe ocorre principalmente na alopecia cicatricial (aquela em que a queda é causada em áreas cicatrizadas, geralmente por queimaduras, lesões graves ou radioterapia, por exemplo) ou na alopécia androgenética.

Porém, a fibrose perifoculiar só pode ser percebida inicialmente por exames específicos, por meio de uma biópsia, pois em seu estágio inicial ela não é vista a ‘’olho nu’’, falando vulgarmente.

E esse foi o erro do meu amigo, como ele teve a lesão devido a um acidente, achou que os fios iam voltar normalmente tratando com remédios que não são indicados para queda de cabelo. Logo, não descobriu a fibrose na sua fase inicial e quando notou o problema, já era tarde.

- Depende do tipo da alopécia quanto mais precoce for descoberta, melhor. Pois o final do processo é a incapacidade definitiva do pêlo voltar a crescer – explica Maria Fernanda Gavazzoni, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por isso, é fundamental que ao primeiro sinal da queda de cabelo, se procure um dermatologista, pois o problema pode ser mais complicado do que parece.

Há tratamentos específicos para cada fase da fibrose, desde loções, cremes comprimidos até injeções no local afetado..

Você já teve fibrose perifoculiar? Conte aqui!