segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mama África



Olá pessoal,

Esse post é para quem gosta de um visual rasta. Além disso, tem informações interessantes sobre a alopécia na África do Sul. Confiram:

O penteado no estilo "rasta", com suas características tranças, pode, em caso de uso prolongado, causar uma queda permanente de cabelo, segundo um estudo publicado no "British Journal of Dermatology".

Um estudo com cerca de dois mil adultos e adolescentes na África do Sul revelou que uma em cada sete estudantes e um terço das mulheres sofrem de "alopecia por tração", perda de cabelo em algumas regiões da cabeça. Os dermatologistas atribuem o fenômeno ao estiramento excessivo e prolongado do cabelo.

Já um em cada dez homens africanos estudados sofre um problema de pele conhecido no jargão médico como AKN, que leva ao aparecimento de feridas ou pequenas cicatrizes na parte posterior da cabeça.

Os pesquisadores da Universidade da Cidade do Cabo atribuíram a condição ao freqüente recurso de raspar a cabeça, muito popular entre os negros, mas que, segundo os especialistas, aumenta o risco de infecções de transmissão sanguínea devido aos cortes acidentais.

A alopecia parece estar mais estendida entre as meninas africanas que alisaram o cabelo com produtos químicos para fazer rabos de cavalo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Vem chegando o Verão....


Olá amigos,

Falta menos de um mês para chegada do verão. Para quem gosta de curtir a estação como eu, com muito sol, banhos de mar e piscina, os cuidados devem ser redobrados.
Segundo especialistas, durante o verão, a maioria das mulheres sente uma acentuada queda de cabelo devido à ação nociva dos raios solares e do cloro das piscinas. O cabelo maltratado e enfraquecido tem o seu ciclo de vida encurtado, caindo prematuramente. A queda geralmente se prolonga até o outono, onde os fios sofrem menos agressão.

Este é um tipo de queda reaccional, ou seja, resulta de uma reacção a uma agressão específica, que após se recuperar dessa agressão, o fio regredirá naturalmente.
Mas enquanto o cabelo não retoma o seu ciclo normal de vida, é possível atenuar o enfraquecimento da cabeleira através da utilização de cuidados específicos para esse efeito.

Quer saber que cuidados? No próximo post!