domingo, 12 de dezembro de 2010

Cabelo envelhece?


Olá pessoal,

Hoje vou falar de um tema que não sai da minha cabeça depois de descobrir vários cabelos brancos com apenas 32 anos. É, depois dos 30, parece que o tempo vira seu inimigo e tudo envelhece mais rápido, inclusive os fios.

Segundo Fabiano Leal, as alterações da cor dos cabelos são provavelmente um dos sinais mais evidentes do envelhecimento. A cor dos cabelos deve-se a melanina, um pigmento produzido pelo folículo piloso. À medida que se envelhece o folículo produz quantidades cada vez menores da substância. O fio de cabelo é um filamento de proteína que cresce a partir de uma abertura (folículo) na pele. Tem um "ciclo de vida" de cerca de quatro ou cinco anos; então cai e é substituído por um fio novo. A quantidade de pêlos e de cabelos é determinada pela herança genética. No entanto, quase todas as pessoas têm alguma perda de cabelo ao envelhecer, e a velocidade de crescimento de fios novos diminui. Os fios de cabelo se tornam menores (e têm menos pigmentação), fazendo com que os cabelos grossos de um adulto jovem se tornem finos e claros (os chamados vellus) na velhice.


Para minha surpresa, é normal que os cabelos se tornem grisalhos por volta dos 30 anos . O processo começa nas têmporas e se estende em direção ao topo do couro cabeludo. Os fios ficam cada vez mais claros até chegarem à coloração branca. O embranquecimento dos pêlos e dos cabelos é genético, e tende a ocorrer mais cedo nas pessoas brancas e mais tarde nas asiáticas.


A quantidade de pêlos e de cabelos é determinada pela herança genética. No entanto, quase todas as pessoas têm alguma perda de cabelo ao envelhecer, e a velocidade de crescimento de fios novos diminui. Os fios de cabelo se tornam menores (e têm menos pigmentação), fazendo com que os cabelos grossos de um adulto jovem se tornem finos e claros (os chamados vellus) na velhice.

Por volta dos 40 anos, cerca de 40% das pessoas terão alguns cabelos brancos na cabeça. Os pêlos do corpo e da face também se tornam grisalhos, porém depois dos cabelos. Os pêlos das axilas, do peito e da área pubiana podem ou não passar pelo mesmo processo. Muitos dos folículos pilosos param de produzir fios novos.

Homens e mulheres perdem cabelo ao envelhecer. Cerca de 25% dos homens começam a mostrar sinais de calvície por volta dos 30 anos de idade, e aproximadamente dois terços estão calvos ou terão algum grau de calvice por volta dos 60 anos de idade. Eles têm um padrão de calvície característico associado ao hormônio masculino testosterona.

A perda de cabelo tem início nas partes frontal e superior do couro cabeludo. As mulheres também têm um padrão característico de perda de cabelo à medida em que envelhecem. Os cabelos se tornam menos densos em toda a cabeça, podendo deixar o couro cabeludo visível.

Bem, depois de saber disso tudo. Fiquei um pouco aliviada, pude perceber que raro é não ter cabelo na idade dos 30.


Até o próximo post