segunda-feira, 25 de maio de 2009

Automedicação

Olá, amigos.

Depois do meu tradicional programa de sábado (ir ao salão fazer as unhas), percebi como as pessoas são desinformadas em relação à alopécia e como para muitos, principalmente para as mulheres, o problema é tratado com pouco caso. Conversando com aquelas que, como eu, esperavam para serem atendidas, me deparei com um número enorme de pessoas que acham que o mal pode ser curado sem o diagnóstico de um especialista. Algumas recorrem às receitas caseiras, outras à dica do vizinho, da mãe, do pai, da tia metida a médica da família...

Não me contive com tanta falta de informação e resolvi contar a cada uma delas sobre as orientações que recebi do Dr. Francisco Le Voci, coordenador do departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele me disse que é muito comum, principalmente entre as mulheres, chegarem ao consultório dizendo que usaram soluções caseiras que nada adiantaram e até prejudicaram ainda mais.

- Com esse tipo de postura perde-se tempo no diagnóstico e na administração do tratamento correto. Sabemos, por exemplo, que nas mulheres é muito frequente ocorrer algum tipo de alteração hormonal que possa acarretar uma acentuação da queda. Se o problema demorar a ser detectado, pode haver uma dificuldade maior em seu controle, com a necessidade de um tratamento mais complexo e demorado – destaca Dr.Francisco.

Os remédios caseiros, além de não funcionarem, podem também acarretarem irritações locais no couro cabeludo, queimaduras e danos físicos equímicos aos cabelos.

A discussão gerou polêmica e muitas argumentaram que conseguiramresultados com produtos divulgados na mídia. Porém, eu lembrei quemesmo que haja cuidado por grande parte da mídia, existem ocasiões emque tratamentos sensacionalistas são divulgados sem compromisso e semrigor científico.

- Muitas pessoas que estão preocupadíssimas com o seu problema acabamrecorrendo a tratamentos milagrosos para tentar minimizar o problema.Devemos, portanto, alertar que não é indicado fazer algum tratamentoantes de uma consulta médica – alerta o especialista.

Bem, pessoal, fica a dica aí de quem logo procurou um dermatologista e está se recuperando bem. Até o próximo post!

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu já procurei 3 dermatologistas e eles não souberam me responder, por isso peço ajuda ao Dr. Fabiano.
Sou homem, 33 anos e tenho calvície AAG, escala 3. Como o Kerium pode me ajudar? Ele tem algum composto anti-DHT? Ele é um complemento ou um substituto a Finasterida?
Grato desde já!
Theo Smith

Anônimo disse...

A pergunta do Theo é bem pertinente e também gostaria de saber a resposta em relação à dúvida dele.
Obrigada!
Regina

Regina disse...

Tenho a mesma dúvida do Theo, sobre o Kerium.
Agrageço se puderem esclarecer!
Grata, Regina.

Regina disse...

Tenho a mesma dúvida do Theo.
Se puderem esclarecer, agradeço!
Regina

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Olá Theo, tudo bem?

O Kerium Antiqueda não possui ação direta contra a enzima 5 alfa redutase, que é o principal alvo da finasterida, para diminuir a quantidade de DHT, que seria um dos responsáveis ela queda de cabelo, mas ele (Kerium Antiqueda) apresenta algumas substâncias, que em conjunto irão contribuir no combate a queda de cabelo, que são a ação anti- inflamação e também contra a rigidificação do colágeno, que iriam culminar em fibrose. O Kerium Antiqueda foi testado linicamente em pacientes com alopecia androgenética e foram obtidos resultados positivos nos itens: massa capilar e diminuição dos fios na fase telógena, portanto o Kerium Antiqueda é um excelente complemento à finasterida.

Anônimo disse...

Estou utilizando o "Kerium Antiqueda" há quase dois meses e até o momento não percebi diferença alguma... Estou com a impressão que é só marketing e dinheiro jogado fora!

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Olá, o tempo de resposta ao tratamento com o "Kerium Antiqueda'' varia de acordo com o tipo de alopécia, estado em que ela se encontra. Por isso é fundamental que você se consulte com um dermatologista, pois de repente você está usando um produto que não é o mais indicado para o seu caso.

Raissa Machado disse...

Tenho problema de queda de cabelo por gentetica mesmo, minha dermatologista indicou so o kerium antiqueda e nada mais ... sera que vou receber resultados?

Anônimo disse...

Tenho um problema de pele que me surgiu há pouco tempo e gostaria de saber a vossa opinião.Estou com vermelhidão e sensação de calor na cara e não sei se devo tomar algum antibiótico,pois já uso um creme específico e ainda não desapareceu.Além disso tenho acne de nível 1(quase só tenho cravos).O que devo fazer?

Postar um comentário