segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que é microinflamação?


Olá pessoal,
Como já falei anteriormente, passei a ler muito sobre queda de cabelo. Com tanta leitura, descobri outro problema relacionado ao mal: microinflamação.

A microinflamação é uma inflamação que acontece na raiz do pelo. Geralmente não é vista a olho nu quando é relacionada à alopecia androgenética. É necessário fazer uma biópsia (o exame é biopsia mesmo?) para detectar o problema.

Já quando ocorre em alopecias causadas por fatores externos, como químicas ou queimaduras, por exemplo, é possível ver a microinflamação através de pontos vermelhos nos fios. Coceira também é outra sinal da doença.

Preocupada se eu poderia ter este problema, Dr. Fabiano me tranqüilizou dizendo que pela história que levei ao seu consultório pela primeira vez, ele já sabia que eu não sofria do mal. Por isso é importante uma minuciosa investigação do paciente na sua primeira consulta ao dermatologista.

Segundo ele, não há um motivo aparente para o aparecimento do mal. Geralmente é ocasionado por fatores genéticos.

Aminexil, corticóides, imuno modeladores são algumas das substâncias indicadas para o tratamento da microinflamação.

E você? Já passou pelo mal? Conte aqui!

2 comentários:

Ivan disse...

Olá,

Tenho queda de cabelo.
Tenho um couro cabeludo muito sensível. À noite, depois de duas horas que deitei para dormir, sinto uma forte queimação no couro cabeludo, viro do outro lado do travesseiro e passado meia hora volta a queimação.

Será que tenho esta microinflamação?

Já fui a vários dermatologistas e ninguem descobre o que tenho.

Será que o Dr. Fabiano pode me ajudar?

Grato,

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Olá Ivan,
A microinflamação não costuma dar sintomas. O que o paciente pode ter, é uma inflamação clinica, aparente, mas para isto, ele deve ser avaliada clinicamente por um dermatologista. Em alguns casos é necesssário exame histopatológico para confirmação diagnóstica. Por acaso, esse exame já foi realizado?
Atenciosamente,
Fabiano Leal

Postar um comentário