terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hormônios e queda de cabelo tem tudo a ver?

Olá pessoal,
Conversando com uma amiga que está com hipotireoidismo (diminuição dos hormônios da tireóide) descobri que um dos sintomas das doenças de tireóide é a queda de cabelo. E assim pude perceber como as taxas hormonais também estão relacionadas à perda dos fios.

 Essas alterações podem ser diagnosticas pela medida dos hormônios no sangue e seu tratamento pode corrigir a perda dos cabelos.

Existem determinadas fases da vida em que os hormônios estão presentes em maiores ou menores quantidades no nosso organismo. É o caso da gravidez ou do ciclo menstrual, por exemplo. A queda de cabelo é mais observada nestes casos.

Porém, quando as pessoas chegam à fase da maturidade o problema também se torna mais comum. As mulheres que chegam à fase da menopausa, por exemplo, começam a perder mais cabelo devido aos níveis hormonais femininos. No caso dos homens, existe também uma queda hormonal com a idade. E o problema da queda de cabelo se agrava.

A outra causa mais comum de perda de cabelo é a grande quantidade do hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) no folículo do cabelo. Este hormônio é produto da transformação metabólica do também Hormônio Testosterona, pela ação da enzima 5-Alpha-Reductase.
Depois de um período, uma grande abundância do DHT faz com que o folículo do cabelo se degrade e, conseqüentemente, encurta a fase ativa do cabelo. O folículo do cabelo irá encolher até o mesmo tamanho em que ele nasceu, mas continuará vivo devido ao fluxo sanguíneo dos folículos que ainda não tiverem sido afetados. Assim o cabelo se tornará muito fino e com pouca cor.

O importante é ficar sempre atento (a) aos sinais que o seu corpo dá. Procurar um especialista e fazer exames regulares .

0 comentários:

Postar um comentário