segunda-feira, 18 de maio de 2009

Alopécia – Problema para homens e mulheres

Engana-se quem pensa que queda de cabelo é um mero problema masculino. As mulheres também podem ser vítimas deste mal. Segundo dra. Fláviar Ador, membra do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, apesar da presença de maiores níveis de testosterona nos homens facilitar o aparecimento da alopécia androgenética, na mulher a doença pode estar relacionada às questões hormonais e emocionais:

- Nos homens a alopecia androgenética está relacionada a uma miniaturização dos fios, sobretudo na região anterior do couro cabeludo (fronto parietal) ou em cima da cabeça (vértex). Já na mulher, o mais comum é o eflúvio telógeno, que se caracteriza como a queda difusa de fios.

No Brasil, há cerca de 40 milhões de homens com esse problema. Alguns começam a desenvolver a calvície a partir dos 17 anos, porém a maioria (80%) entre os 24 e 26 e uma minoria a partir dos 30.

- Até 50% dos homens acima dos 50 anos possuem um grau de alopécia. Já nas mulheres o problema pode aparecer em qualquer idade a partir da puberdade – afirma o especialista.

Os sinais da doença são os mesmos em ambos os sexos: percebe-se a rarefação no couro cabeludo, queda no banho, fios nos travesseiros e nos ombros. Porém, de acordo com o dermatologista, se a mulher apresentar uma queda de cabelo nas mesmas áreas que o homem, é importante que procure além de um dermatologista, um endocrinologista também.

Além disso, o especialista alerta ainda que é importante entender que há uma tendência na redução do volume capilar com a evolução da idade.

0 comentários:

Postar um comentário