quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tipos de Cabelo

Foi no chuveiro que percebi que meus cabelos caíam além do normal. Pensei: deve ser porque faz tempo que não corto os fios.

Corri para meu mago das tesouras, que, para minha surpresa, deu seu cruel veredicto: “Acho bom você procurar um dermatologista! Você está com alopecia!”

Para quem não sabe, alopecia é o nome científico dado à queda de cabelo. Como assim? Eu, que sempre fui tão cuidadosa com os meus fios, que sempre usei as marcas mais caras do mercado, fui pega de surpresa por esse mal!

Bem... já que o problema me agarrou de jeito, decidi dividir a minha história com vocês: anseios, dúvidas, tratamentos, sintomas, etc.

Resolvi correr atrás e entrei em contato com o Dr. Fabiano Leal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele topou dar uma luz às minhas dúvidas e eu vou compartilhar tudo com vocês.

Neste primeiro post vamos falar um pouco sobre os tipos de quedas de cabelo. São vários os motivos que podem fazer nossos fios acabarem no ralo. Vamos a eles.

Eflúvio telógeno – Ocorre após doenças, cirurgias, uso de medicamentos e gestação. Geralmente aparece de quatro a seis meses após o evento, com queda de muitos fios, mas não chega a deixar as áreas sem cabelo. Normalmente melhora com a cura da doença, ou com o próprio tempo.

Alopecia androgenética – Conhecida como “calvície masculina”, atinge também as mulheres – que não chegam a ficar carecas, mas perdem muitos fios na área frontal. O que ocorre, tecnicamente, é a “miniaturização dos pelos”: eles se transformam em penugem.

A doutora Claudia Maia, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, me disse que a alopécia androgenética é geneticamente determinada, mas fatores hormonais bem específicos também ajudam no processo de miniaturização. Este tipo de queda de cabelo piora com o passar do tempo se não for tratada.

Alopecia Areata – Ocorre por um processo de “liga-desliga” do pelo, em que ele é microscopicamente atacado por uma reação inflamatória. Geralmente acontece perda dos fios de forma localizada, formando placas sem pelos, sem nenhuma alteração da pele do couro cabeludo. Estas placas podem aumentar e se juntarem, formando grande área calvas. De acordo com a doutora Claudia, o tratamento é realizado com medicamentos específicos.
Alopecia por Infecção fúngica – Muito comum em crianças e raríssima em adultos. Os sintomas são: pelos partidos, descamação e coceira. O tratamento é realizado com antifúngicos orais específicos.

Alopecias cicatriciais – como o próprio nome diz, vem de uma cicatriz – o folículo do pelo é substituído por fibrose. É como substituir uma plantação por um chão cimentado – nada mais nasce ali. Há diversas causas, desde cicatriz cirúrgica até doenças em que a cicatriz é uma manifestação da própria doença; exemplo: Lupus, esclerodermia, líquen plano, etc. O couro cabeludo é extremamente liso e endurecido (como as cicatrizes).

É calvo ou teve alguma experiência ligada à alopecia. Quer ajuda? Me escreve (nos comentários aí abaixo).

9 comentários:

Regina disse...

Olá Shaulla, que bom encontrar este espaço.
Tenho alopecia androgenética, 38 anos e no momento faço tratamento com loção de 17-alfa-estradiol, vitamina à base de queratina e anticoncepcional.
Uso minoxidil manipulado há 2 anos e não tive muitos resultados concretos.
Gostaria que você relatasse sua experiência com tratamentos e o que vc recomenda.
Vc usa o Kerium Anti Queda? Qual sua opinião sobre ele?
Aguardo resposta!
Um grande abraço

marina disse...

Olá! Meu nome é Marina, eu tenho apenas 16 anos, mas já enfrento o problema de queda de cabelo. o problema começou quando fiz luzes. Meus cabelos ficaram muito oleosos e começaram a cair. Sei que há alguns produtos- consultei um dermatologista- que ajudam a combater a queda, mas meu maior problema é que meus fios de cabelo, uma vez que caem, nao voltam a nascer, nao importa o que eu faça. Já tenho grandes falhas na cabeça. Será que voce pode me ajudar? Eu realmente preciso fazer com que meus cabelos nasçam novamente. Estou muito deprimida, nessa idade e já me preocupando com essas coisas. Beijos

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Oi Regina, tudo bem?

Que bom ter você por aqui para dividir meus anseios.
Uso o Kerium Antiqueda sim, mas como ainda não tenho um mês de tratamento, preferi não postar nada sobre o assunto. Estou esperando os resultados.
Porém, antes de mais nada, lembre-se que é fundamental consultar um dermatologista antes. Você procurou um especialista?

Regina disse...

Oi Shaulla!

Sim, eu procurei um dermatologista, e estou seguindo as recomendações dele.
Se possível, gostaria de saber como é o seu tratamento. Acho muito importante nos informarmos sobre o assunto.
Você está utilizando algum outro produto além do Kerium? Sua alopécia é de ordem genética?

Beijos

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Olá Marina,
Tudo bem?
Toda química pode danificar o cabelo. ntretanto, a intensidade desse dano é proporcional ao onhecimento, a habilidade do profissional, do produto utilizado, e da resposta individual. Existem pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento capilar, e não apresentam queda, entretanto outras pessoas apresentam uma queda importante. O que seria uma queda importante? Quando cairem mais de 100 fios por dia. Um teste que pode ser feito, é uma pequena tração em uma área do couro cabeludo (uma tentativa de arrancar os cabelos). Em uma pessoa "normal", o esperado é que saiam até 2 fios na sua mão, e quando acima de 5 fios este teste é considerado positivo. O processo de colorir o cabelo é amplamente utilizado por mulheres, e alguns homens também, e a quimica vai depender do agente envolvido. A classificação destes produtos vai depender do tempo que permanecem no cabelo como: gradual, temporário, semi-permanente e permanente. A ação da quimica acaba danificadando o pêlo, ou seja, os danos são causados nas cutículas e córtex, causando falhas de proteína, o que resulta em fios quebradiços, e como consequencia iria acelerar a queda daquele fio. E com a queda vem junto o estresse, que também é um dos possiveis fatores associados a queda de cabelo. Você mencionou que apresenta falhas na cabeça. Um tipo de calvicie que comumente se expressa com falhas é a alopecia areata, e que também pode está ligada com o emocional. Caso seja essa o seu tipo de alopecia (calvicie), existem alguns tratamentos que podem ser discutidos melhor após uma avaliação clinica com o seu dermatologista.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se posso utilizar o minoxidil em conjunto com o kérium, se um não anula o efeito do outro, por terem componentes diferentes. Obrigada.

Anônimo disse...

Fiz imensos tratamentos e desisti e comprei uma full lace wig através do leilões.net e estou bastante satisfeita :)

Anônimo disse...

OI ESTOU COM QUEDA DE CABELO FAZ UNS DOIS ANOS,MAS DE UM MÊS P/ CÁ PIOROU,FUI EM DOIS DERMATOLOGISTAS,UM DELES DISSE QUE POSSIVELMENTE SEJA ALOPECIA,MAS NÃO PEDIU EXAMES E RECEITOU AVICIS ,UTILIZEI MAS NAO OBTIVE RESULTADOS,O OUTRO DISSE QUE NÃO É ALOPECIA É STRESS AGORA ESTOU PERDIDA,NÃO SEI REALMENTE A CAUSA E ESTOU COM POUQUISSIMO CABELO,PRECISO DE AJUDA,SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM DERMATO REALMENTE INTERESSADO NESSAS CAUSAS ME INFORMEM POR FAVOR

Anônimo disse...

Olá Eu e minha irmã temos alopecia androgenética, tentamos vários tratamentos e como moro na França, tive acesso à injetáveis de Bepantenol e Bepantene que fortaleceram um pouco meu cabelo mas não acabaram totalmente com a queda e ainda, assim que termino o tratamento, a queda se intensifica. Minha irmã está usando o Amixidil há um mês e notou resultados como a diminuição significativa da queda. Existe provas de algum tratamento que pelo menos pare a queda completamente? Alguém teve experiência?

Postar um comentário