quinta-feira, 18 de junho de 2009

Depressão causa queda de cabelo?


Hoje meu post será voltado para um problema que para muitos não é levado a sério, mas que pode causar uma série de transtornos ao organismo. Depois que comecei a me tratar, passei a me interessar sobre tudo que envolva a queda de cabelo, desde as causas até o tratamento, e descobri que a depressão também pode causar a perda dos fios.

Segundo especialistas, o mecanismo exato que causa este processo não é absolutamente conhecido, mas já sabemos que a pele, os cabelos e o Sistema Nervosos têm a mesma origem embriológica.

Logo, acredita-se que quando ocorrem alterações de receptores do sistema nervoso, pode haver alterações que provocam uma alteração no ciclo capilar e uma acentuação na queda dos cabelos.

- Quando um quadro depressivo se instala, em primeiro lugar deve-se buscar uma orientação de um psiquiatra que deverá indicar o melhor tratamento. Paralelamente, o dermatologista poderá indicar medicamentos que vão acelerar a melhora do quadro – alerta Francisco Le Voci, coordenador do departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Infelizmente a depressão é mais comum entre nós mulheres, entre 20 e 40 anos. Por isso, fiquem atentas a qualquer sintoma diferente que sintam: como tristeza e apatia sem motivo, e claro, a queda de cabelo.

Dr. Flávio explica que mulheres, pela sua própria fisiologia hormonal, apresentam características diferentes em seu ciclo capilar. Isto faz com que haja uma maior sensibilidade às alterações do sistema nervoso por parte dos folículos pilosos, o que acarreta em uma associação maior no sexo feminino de queda dos cabelos durante a depressão.

Devemos impedir que a depressão se instale. Embora muitas vezes não tenhamos controle dos acontecimentos do dia-a-dia, uma vida equilibrada, com alimentação saudável, atividades físicas, convívio com a família e amigos ajudam bastante a evitar o problema e a evoluir o tratamento.
E você? Já passou por uma situação parecida? Conte aqui!
Até o próximo post!

8 comentários:

gabinete-estetica disse...

Boas,

Obrigado pela partilha de informação.
Na minha pesquisa pela web, além do vosso blog, achei também um site com boa informação www.quedadecabelo.net

Anônimo disse...

Olá,

Passei por uma situação de queda completa dos cabelos após um trauma. No meu caso, foi nomeado como stress pós traumático. Em um período de 2 meses meus cabelos caíram completamente e atualmente já estão na altura do ombro. Buscar ajuda psicológica e médica valem mt a pena. Tb fiz tratamentos em salão de beleza de massagem capilar, schok... etc

Obrigada pela informação

Shaulla Figueira e Fabiano Leal disse...

Olá, tudo bem? Que bom que seus cabelos estão saudáveis novamente. O importante é fazer sempre um acompanhamento com um especialista.

Anônimo disse...

Eu tive depressão pós parto da minha filha e ñ me tratei.... rpocurei um especialista + ñ mencionei a depressão pos parto pq ja avia tendo depressões anteriores + acabei abandonando o tratamento e optei pela atividade fisica. engravidei do meu 2° filho e novamente tive depressão durante a gestação...Com 5 meses d idade do meu filho hoje com 2 anos e meio...Meu cabelo teve uma queda enorme...e começou criar algumas feridas e com a depress~çao o sistema nervoso abalado a baixa estima reduzida comecei a puxar os fios d cabelo onde avia feridas acarretando em calvices procurei umdermatologista e fiz exames d sangue d tudo conte tipo e só deu falta d ferro... + cada vez q me via no espelho sentia uma angustia enorme e voltava a pulxar os fios onde avia machucado como se eu quisesse resolver os problemas arrancando com a mão procurei um outro dermatologista q me deu remedio p/ acelerar o crecimento do cabelo hoje meus cabelos estão crecendo novamente + ainda qdo fico depressiva ou muito irritada as feridas voltam a a nascer e as vezes aida me pego puxando os fios + me policio bem + e diminui muito o habito

Cristina Jorge disse...

Muito interessante....:)

Sucesso.

http://tratamentodadepressao.org/

Iara De Dupont disse...

Achei teu blog bem legal ! Se puder me visite http://sindromemm.blogspot.com

Unknown disse...

Bom!!!
Eu era professora e meu aluno foi espancado depois que fiz uma reclamação ao seu pai, logo depois fui trabalhar em uma empresa no setor de contas à pagar e fazia o trabalho de três pessoas e em seguida fui largada pelo homem que mais amei até hoje.
Enfim estou deprimida e meus cabelos não param de cair, estou com duas partes enormes da cabeça sem cabelo.
Irei ao médico hoje, espero tem boas notícias em breve.

Anônimo disse...

Eu tive uma queda brusca de cabelo em Junho de 2009. Foi devido a uma doença na família que me causou depressão e consequentemente queda de cabelos.
Eu ainda fiquei com muito cabelo, mas até hoje sou traumatizada. Desde o mês passado meu cabelo vem caindo muito novamente. Agora mesmo, cairam uns 50 fios, só porque eu passei as mãos.
Estou tomando Pantogar, faz 15 dias, mas não vejo resultado. Fico muito deprimida, não tenho mais vontade de sair de casa. Já marquei médico, mas só tem vaga para o dia 24/01/2011.

É TERRÍVEL.

Postar um comentário